Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO
No presente trabalho é apresentado um estudo numérico sobre um escoamento turbulento incidido por bocais, sobre uma superfície hidrodinâmica, de forma a intensificar o escoamento da região a montante para a região entre dois hidrofólios posicionados paralelamente. A utilização deste modelo e disposição de hidrofólios, visa criar o efeito de amplificação de fluxo através do efeito Coanda, com propósito de criação de dispositivos úteis para meios marítimos. Neste estudo, além de avaliar numericamente o funcionamento desse tipo de fenômeno, também é analisado o efeito da distância entre os hidrofólios sobre a vazão mássica, perfis de velocidades geradas no dispositivo. Para a abordagem do problema, considera-se um escoamento de água isotérmico, incompressível e turbulento em dois bocais adjacentes a um par de hidrofólios em um domínio bidimensional. As equações de conservação de massa e quantidade de movimento são resolvidas numericamente com o uso do método de volumes finitos, por intermédio do software FLUENTTM. Para a abordagem da turbulência é empregada a modelagem clássica da turbulência com modelo padrão k – ε. Os resultados indicaram que o efeito de Coanda foi observado nas simulações em acordo com o descrito na literatura. Os resultados mostraram-se consistentes com um fluido de trabalho mais denso, evidenciando efeito de amplificação de fluxo no escoamento entre os hidrofólios. Estes resultados exibiram grande magnitude de velocidades e vazão mássica, de forma a idealizar a aplicação do dispositivo como um possível propulsor. Observou-se que o distanciamento entre os hidrofólios influenciou de forma significativa no escoamento de fluido, de forma que os resultados obtidos também indicam que uma avaliação geométrica pode ser válida para maximizar o desempenho.
Palavras-chave: Efeito Coanda; Hidropropulsão; Coanda; Amplificação de Fluxo
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.