Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO
Os tubos metálicos são componentes empregados nas obras de engenharia devido à sua vida útil e facilidade de utilização. Quando esbeltos, os tubos podem sofrer o fenômeno de flambagem. Submetidos à presença de perfurações, apenas análises experimentais ou numéricas podem ser empregadas para obter o valor da carga crítica de flambagem elástica. Assim, desenvolveu-se um modelo computacional no software ANSYS, baseando no Método dos Elementos Finitos (MEF) para a análise da influência de perfurações no seu comportamento mecânico. Além disso, empregou-se o Método Design Construtal para determinar geometrias que possam avaliar a presença de perfurações no tubo, além da influência da variação geométrica dos furos, retangulares, circulares e hexagonais, na carga crítica de flambagem. Sendo assim, o trabalho objetiva determinar a geometria ótima para as perfurações nos tubos, considerando o parâmetro ϕ dado como o volume removido e o volume total da coluna igual a 0,05; 0,10; 0,15 e 0,20, com um grau de liberdade variando a forma geométrica do furo. Por fim, o estudo mostrou que a relação de volume retirado e a carga crítica de flambagem são inversamente proporcionais, obtendo uma geometria ótima para todos os valores de ϕ, prevalecendo a geometria retangular em todas as variações volumétricas.
Palavras-chave: Flambagem; Tubos estruturais; Método dos Elementos Finitos; Design Construtal.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.