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Resumo
RESUMO
Placas finas de aço são componentes muito utilizados em estruturas navais e oceânicas. Por se tratarem de elementos esbeltos, essas placas são propensas a sofrerem o fenômeno da flambagem, quando submetidas a um carregamento de compressão axial. A realização de perfurações nestes componentes pode ser necessária, o que gera uma redistribuição de tensões, causando mudanças no desempenho mecânico. Este trabalho propõe um estudo do fenômeno de flambagem em placas quadradas ou retangulares, simplesmente apoiadas e com perfuração hexagonal longitudinal. A simulação numérica foi utilizada para determinar a carga crítica de flambagem e a carga de colapso da placa. O método Design Construtal foi aplicado, permitindo avaliar a influência do grau de liberdade H0/L0 (sendo H0 a altura e L0o comprimento da perfuração hexagonal), no comportamento mecânico das placas. A fração de volume da perfuração na placa (ϕ) também foi considerada, correspondendo a 10%, 15%, 20% e 25% do volume total da placa. Os resultados mostraram a direta influência da relação H0/L0 na ocorrência da flambagem, para cada valor de fração de volume estudada. Além disso, o método Design Construtal, associado ao mecanismo de busca exaustiva, permitiu definir a geometrias ótima para a perfuração hexagonal nas placas.
Palavras-chave: Placas de aço; Flambagem; Simulação numérica; Design Construtal.
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