Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO
Este trabalho visa determinar cenários característicos de ondas na Lagoa dos Patos, nas proximidades da enseada de São Lourenço do Sul. Utilizou-se o modelo SWAN, o qual foi aferido com dados de ondas medidos na Lagoa dos Patos, em março de 2015, através de um ondógrafo direcional fundeado a aproximadamente 14 km da costa de São Lourenço do Sul, no ponto de coordenadas 31º29’06’’S e 51º55’07’’ W, onde a profundidade local é de seis metros. A partir do modelo SWAN foram obtidos os parâmetros de ondas (alturas significativas, períodos de pico e direções de pico) para todo ano de 2008 (ano representativo de ventos) a cerca de 5 km da enseada de São Lourenço do Sul. Posteriormente, selecionaram-se 36 cenários característicos de ondas com valores de alturas significativas (Hs) entre 0,16 m e 1,03 m, com períodos de pico (Tp) entre 2,05 s e 4,54 s, e com direções de pico (Dp) entre 30º e 210º. A estimativa destes cenários de ondas tem importante contribuição com estudos que visam caracterizar o regime de ondas na laguna e até mesmo quantificar o transporte sedimentar na enseada de São Lourenço do Sul, para então propor obras de proteção costeira na região.
Palavras-chave: Ondas na Lagoa dos Patos; Ondógrafo Direcional; SWAN.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.