Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO
Armazenamento de energia térmica é fundamental, seja para climatização, conservação de alimentos, sistemas de refrigeração, entre outras aplicações. Este trabalho apresenta uma análise numérica por CFD (Computational Fluid Dynamics) da fusão do PCM (Phase Change Material) ácido láurico puro em uma cavidade retangular com uma aleta parcial horizontal. O modelo numérico é composto pelas equações de conservação da massa, quantidade de movimento, energia e de mudança de fase. O estudo consiste em validar a metodologia empregada comparando resultados numéricos com resultados experimentais obtidos da literatura. Como condição de contorno utilizou-se não deslizamento em todas as paredes da cavidade, e para o problema térmico foi utilizada temperatura prescrita na parede vertical direita e na aleta. O comportamento térmico e fluidodinâmico do ácido láurico durante a fusão foi avaliado, visando sua aplicação como PCM. São apresentados campos de temperatura, velocidade e evolução da fração líquida ao longo do tempo, evidenciando que o parâmetro C que melhor representa a fusão do ácido láurico é da ordem de 1011, e que a convecção natural é o mecanismo mais influente durante o processo fusão.
Palavras-chave: PCM; Ácido láurico; CFD; Aletas.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.