Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO
A água é um dos mais importantes recursos naturais, cuja falta ou alterações significativas nos padrões da qualidade, pode tornar-se fator limitante para o desenvolvimento agrícola, urbano, industrial e para usos específicos dos seres humanos. Sua disponibilidade, em quantidade e qualidade, é uma contínua preocupação em função, principalmente, do crescimento populacional, das incertezas a respeito dos fatores climáticos e da crescente poluição dos mananciais ainda disponíveis. No município de Campos dos Goytacazes, região Norte do estado do Rio de Janeiro, existe um conjunto de lagoas que são utilizadas para fins consuntivos e não consuntivos, de uso direto e indireto. Entre elas destaca-se a Lagoa de Cima, que fica localizada em uma área de proteção ambiental (APA), muito utilizada por moradores locais e turistas. Com a intenção de promover a segurança para os usuários desse ecossistema, a pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico da qualidade da água e analisar a balneabilidade da Lagoa. Para a realização da pesquisas foram realizadas incursões no entorno do corpo hídrico e com a utilização de um GPS foi possível identificar os usos específicos. Tendo em vista que pesquisa foi iniciada no mês de dezembro de 2016, até o momento, apresentam-se como resultados parciais, os pontos com identificação e classificação dos usos. Os demais objetivos específicos serão: coletar amostras da água nos pontos identificados; elaboração de um mapa com a identificação dos parâmetros da qualidade da água. Conclui-se, até o momento, que os usos na Lagoa de Cima são significativos e em sua maioria de contato direto. Esse fato ratifica a necessidade de identificação dos parâmetros de qualidade do corpo hídrico.
Palavras chave: Balneabilidade. Lagoa de Cima. Qualidade da água.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.