Conteúdo do artigo principal
Resumo
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
- ARANHA, C. (2014). Com o Copo Cheio. Exame PME. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/76/noticias/com-o-copo-cheio> Acesso em: 17 de out. 2015.
- ARAÚJO, A. (2013). Planejamento Estratégico com enfoque no planejamento financeiro. Revista Especialize. Goiânia, nº.5, v. 01, jul.
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDUSTRIA DA CERVEJA. (2014). Anuário 2014. Disponível em: <http://www.cervbrasil.org.br/paginas/index.php?page=anuario-2015> Acesso em: 15 ago. 2015.
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MICROCERVEJARIAS. ABRACERVA Em Ação. (2014). Disponível em: <http://revistadacerveja.com.br/abracerva-em-acao/>. Acesso em: 17 out. 2015.
- BECK, M.; MENEZES, J. (2014). O potencial da cerveja artesanal brasileira: uma análise econométrica. Disponível em <http://blogs.oglobo.globo.com/dois-dedos-de-colarinho/post/o-potencial-da-cerveja-artesanal-brasileira-uma-analise-econometrica-550457.html> Acesso em: 05 set. 2015.
- CARROLL, G.; SWAMINATHAN, A. (2000). Why the Microbrewery Movement? Organizational Dynamics of Resource Partioning in the U.S. BrewingIndustry. American Journal of Sociology, Chicago, nº. 3, v. 106, p. 715-762, nov.
- CERVIERI JÚNIOR, O. (2014) et al. O setor de bebidas no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 40, p. [93]-129, set.
- CHARTERED INSTITUTE OF MARKETING. (2009). Marketing and the 7Ps: A Brief summary of marketing and how it Works. Maiden head, Berkshire. Disponível em: <http://www.cim.co.uk/files/7ps.pdf> Acesso em: 18 set. 2015.
- DAUGHERTY, K. (2015). CraftBeer in the United States. Disponível em: https://public.tableau.com/profile/kathryn.khaki.daugherty#!/vizhome/CraftBeer/CraftBeerintheUS> Acesso em: 20 de out. 2015.
- ESTARQUE, M. (2015). Brasil na rota dos sommeliers de cerveja. Disponível em < http://www.dw.com/pt/brasil-na-rota-dos-sommeliers-de-cerveja/a-18595300>. Acesso em: 12 de set. de 2015.
- FOOD MAGAZINE. (2015). A Hora e a vez das Cervejas Artesanais. Disponível em: <http://www.foodmagazine.com.br/food-service-noticia-bebidas/a-hora-e-a-vez-das-cervejas-artesanais> Acesso em 21 ago. 2015.
- MARCUSSO, E. F (2015). As microcervejarias no Brasil atual: Sustentabilidade e Territorialidade. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de São Carlos.
- MARTINS, P. K. B.; FERREIRA, V. S. (2013). Produção artesanal de cerveja com gengibre. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
- MEDEIROS, A. W. et al. (2010). Análise SWOT: A Simplicidade como eficiência. In: XVI Seminário de Pesquisa do CCSA, Natal.
- MEGA, J. F.; NEVES, E.; ANDRADE, C. (2011). A Produção de Cerveja no Brasil. Revista CITINO. Barra do Bugres, No. 01, V. 1, out./dez.
- MEUSSDOERFFER, F. (2009). Handbook of Brewing: Process, Technology, Markets. Weinheim: Wiley-VCH Verlag&Co, 2009.
- OSTERWALDER, A. (2004). The Business Model Ontology: a proposition in a design science approach. (Tese de Doutorado em Gestão da Informação). Universidade de Lusanne.
- OSTERWALDER, A; PIGNEUR, Y. (2011). Business Model Generation - Inovação em Modelo de Negócios: Um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books.
- PALMER, J. (2006). How to Brew. EUA: Brewers Publications.
- PEREIRA, P. M. (2004). A dinâmica competitiva da indústria de refrigerantes no Brasil: Uma abordagem pelas cinco Forças de Porter e comportamento do consumidor. São Paulo: FGV.
- PORTER, M. E. (2004). Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus.
- REBELLO, F. F. (2009). Produção de Cerveja. Disponível em < http://agrogeoambiental.ifsuldeminas.edu.br/index.php/Agrogeoambiental/article/view/224 >. Acesso em: 12 de set. 2015.
- SABINO, A. (2015). Tributação Especial faz cervejarias prosperarem no Reino Unido. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/10/1695190-tributacao-especial-faz-cervejarias-artesanais-prosperarem-no-reino-unido.shtml> Acesso em: 16 nov. 2015.
- SANTOS, V. C. F. (2014). Uma análise empírica sobre as preferências do consumidor brasileiro de cervejas artesanais. (Dissertação de mestrado de economia). Fundação Getúlio Vargas.
- SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (2014). Potencial de Consumo de Cerveja no Brasil. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/appportal/reports.do?metodo=runReportWEM&nomeRelatorio=ideiaNegocio&COD_IDEIA=7f387a51b9105410VgnVCM1000003b74010a____>. Acesso em: 12 set. 2015.
- SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. (2010). Como montar uma microcervejaria. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-microcervejaria>. Acesso em: 20 out. 2015.
Referências
ARANHA, C. (2014). Com o Copo Cheio. Exame PME. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/76/noticias/com-o-copo-cheio> Acesso em: 17 de out. 2015.
ARAÚJO, A. (2013). Planejamento Estratégico com enfoque no planejamento financeiro. Revista Especialize. Goiânia, nº.5, v. 01, jul.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDUSTRIA DA CERVEJA. (2014). Anuário 2014. Disponível em: <http://www.cervbrasil.org.br/paginas/index.php?page=anuario-2015> Acesso em: 15 ago. 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MICROCERVEJARIAS. ABRACERVA Em Ação. (2014). Disponível em: <http://revistadacerveja.com.br/abracerva-em-acao/>. Acesso em: 17 out. 2015.
BECK, M.; MENEZES, J. (2014). O potencial da cerveja artesanal brasileira: uma análise econométrica. Disponível em <http://blogs.oglobo.globo.com/dois-dedos-de-colarinho/post/o-potencial-da-cerveja-artesanal-brasileira-uma-analise-econometrica-550457.html> Acesso em: 05 set. 2015.
CARROLL, G.; SWAMINATHAN, A. (2000). Why the Microbrewery Movement? Organizational Dynamics of Resource Partioning in the U.S. BrewingIndustry. American Journal of Sociology, Chicago, nº. 3, v. 106, p. 715-762, nov.
CERVIERI JÚNIOR, O. (2014) et al. O setor de bebidas no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 40, p. [93]-129, set.
CHARTERED INSTITUTE OF MARKETING. (2009). Marketing and the 7Ps: A Brief summary of marketing and how it Works. Maiden head, Berkshire. Disponível em: <http://www.cim.co.uk/files/7ps.pdf> Acesso em: 18 set. 2015.
DAUGHERTY, K. (2015). CraftBeer in the United States. Disponível em: https://public.tableau.com/profile/kathryn.khaki.daugherty#!/vizhome/CraftBeer/CraftBeerintheUS> Acesso em: 20 de out. 2015.
ESTARQUE, M. (2015). Brasil na rota dos sommeliers de cerveja. Disponível em < http://www.dw.com/pt/brasil-na-rota-dos-sommeliers-de-cerveja/a-18595300>. Acesso em: 12 de set. de 2015.
FOOD MAGAZINE. (2015). A Hora e a vez das Cervejas Artesanais. Disponível em: <http://www.foodmagazine.com.br/food-service-noticia-bebidas/a-hora-e-a-vez-das-cervejas-artesanais> Acesso em 21 ago. 2015.
MARCUSSO, E. F (2015). As microcervejarias no Brasil atual: Sustentabilidade e Territorialidade. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de São Carlos.
MARTINS, P. K. B.; FERREIRA, V. S. (2013). Produção artesanal de cerveja com gengibre. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
MEDEIROS, A. W. et al. (2010). Análise SWOT: A Simplicidade como eficiência. In: XVI Seminário de Pesquisa do CCSA, Natal.
MEGA, J. F.; NEVES, E.; ANDRADE, C. (2011). A Produção de Cerveja no Brasil. Revista CITINO. Barra do Bugres, No. 01, V. 1, out./dez.
MEUSSDOERFFER, F. (2009). Handbook of Brewing: Process, Technology, Markets. Weinheim: Wiley-VCH Verlag&Co, 2009.
OSTERWALDER, A. (2004). The Business Model Ontology: a proposition in a design science approach. (Tese de Doutorado em Gestão da Informação). Universidade de Lusanne.
OSTERWALDER, A; PIGNEUR, Y. (2011). Business Model Generation - Inovação em Modelo de Negócios: Um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books.
PALMER, J. (2006). How to Brew. EUA: Brewers Publications.
PEREIRA, P. M. (2004). A dinâmica competitiva da indústria de refrigerantes no Brasil: Uma abordagem pelas cinco Forças de Porter e comportamento do consumidor. São Paulo: FGV.
PORTER, M. E. (2004). Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus.
REBELLO, F. F. (2009). Produção de Cerveja. Disponível em < http://agrogeoambiental.ifsuldeminas.edu.br/index.php/Agrogeoambiental/article/view/224 >. Acesso em: 12 de set. 2015.
SABINO, A. (2015). Tributação Especial faz cervejarias prosperarem no Reino Unido. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/10/1695190-tributacao-especial-faz-cervejarias-artesanais-prosperarem-no-reino-unido.shtml> Acesso em: 16 nov. 2015.
SANTOS, V. C. F. (2014). Uma análise empírica sobre as preferências do consumidor brasileiro de cervejas artesanais. (Dissertação de mestrado de economia). Fundação Getúlio Vargas.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (2014). Potencial de Consumo de Cerveja no Brasil. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/appportal/reports.do?metodo=runReportWEM&nomeRelatorio=ideiaNegocio&COD_IDEIA=7f387a51b9105410VgnVCM1000003b74010a____>. Acesso em: 12 set. 2015.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. (2010). Como montar uma microcervejaria. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-microcervejaria>. Acesso em: 20 out. 2015.