Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO
Na atualidade é relevante que se discuta a importância do reúso de efluente tratado em cenários distintos. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar de forma estimada o custo do reúso do efluente das Estações de Tratamento de Esgoto – ETEs, a partir do transporte entre o consumidor e o gerador. Para essa estimativa, foi adotado o custo de transporte de água em caminhão pipa apresentado pelo SINAPI, nos quatro estados da região sudeste do Brasil. Ainda foi possível comparar este custo com o valor das tarifas da água potável praticadas pelas companhias de cada estado em questão. Para a estimativa do valor das águas regeneradas adotou-se a premissa de que este custo inclui apenas o transporte até o consumidor e a desinfecção do efluente secundário deveria ser adotada na própria operação da ETE. Acredita-se que essa medida possa, de certa forma, estimular a inclusão da prática do reúso do efluente tratato na cultura brasileira. Verificou-se na pesquisa que essa comparação permitiu estimar a distancia máxima possível entre o gerador e o consumidor da água de reúso, que mantivesse vantagem financeira em oposição ao consumo da água potável. Desta forma, concluiu-se que para os estados constituintes da região sudeste, a média da distância mais vantajosa economicamente ficou estabelecida em torno 77,5 km. Para o estado de São Paulo esse valor foi de 100 km, para o estado do Rio de Janeiro 110 km e, para Espírito Santo e Minas Gerais, 50 km.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.