Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Projeto ISE-Baja consiste no projeto e fabricação pelos alunos de engenharia de um veículo tipo
gaiola com chassi tubular, monoposto, de quatro rodas, robusto, durável, com motorização padronizada, que
deve trafegar nos mais variados tipos de terreno (off-road) sem alterar sua configuração física e sua
performance. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado, de simples manutenção e operação.
O projeto Baja é uma competição que envolve diversas faculdades do mundo. A competição é realizada
entre equipes formadas por estudantes e um professor orientador, sendo permitida a participação de até duas
equipes por faculdade. O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos,
em 1976. Buscando uma melhor formação para os engenheiros, a Society of Automotive Engineers – SAE
criou um evento extracurricular voltado exclusivamente aos alunos de graduação na área de engenharia.
Dessa forma estimula a aquisição de conhecimentos práticos sobre projeto, construção, montagem,
manutenção de máquinas, ergonomia, trabalho em equipe, liderança, administração e marketing.
No desenvolvimento do projeto a equipe de alunos deverá especificar os sistemas que compõem o
veículo assim com, por exemplo: a transmissão, a suspensão dianteira, a suspensão traseira, o sistema de
12
direção e os freios. Atualmente o projeto encontra-se na fase final de definição de alguns materiais somente.
Ao longo deste artigo serão apresentadas algumas definições e especificações já resolvidas por esta equipe.
Palavras - chave: Mini Baja, SAE, Projeto, Veículo
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.