Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os problemas ambientais gerados pelo homem são decorrentes do uso incompleto, ineficiente e ineficaz dos recursos naturais. Contudo, atualmente nota-se uma maior preocupação com os bens ambientais e com a destinação dada aos resíduos gerados pelos diferentes segmentos. Dentre esses resíduos, um grupo dos que mais preocupam são os gerados pelos serviços de saúde, devido à sua ação nociva ao ser humano e ao ambiente. O gerenciamento destes resíduos é uma alternativa encontrada para amenizar os impactos ambientais negativos que estes causam. Este trabalho tem como objetivo verificar e identificar os Resíduos de Serviços de Saúde do Hospital X que são passíveis de aplicação da Logística Reversa. A pesquisa foi aplicada no Hospital X, localizado no município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas atividades de campo e entrevistas com os principais responsáveis pelo plano de gerenciamento de resíduos do hospital. O trabalho em campo permitiu que se comparasse a forma de gerenciamento dos resíduos proposta pelo plano, com o que de fato é realizado pelo hospital. Ao final, percebeu-se que mesmo com as limitações da aplicação dos conceitos de Logística Reversa em grande parte dos rejeitos, é possível que sejam adotadas novas formas de gerenciamento dos resíduos da classe D, possibilitando o retorno dos produtos ao ciclo produtivo. Com isso, demonstra-se que é possível que a Logística Reversa seja adotada como uma nova proposta de produção e consumo sustentáveis.
Palavras-Chave: Resíduos de Serviços de Saúde. Gestão ambiental. Logística Reversa.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.