Biológicas & Saúde https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude <p style="text-align: left;"><strong>Prefixo do DOI:</strong> 10.25242.<br><strong>ISSN:</strong> 2236-8868.<br><strong>Frequência:</strong> 4 edições por ano.<br><strong>Análise da citação:</strong> Google Scholar.<br><strong>Período de processamento:</strong> 30 dias.<strong><br>h-index: </strong>8.<strong><br>g-index: </strong>11.<br><strong>Fator de impacto (CiteFactor):&nbsp;</strong>1,85.</p> pt-BR <p>Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas &amp; saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.</p><p>1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Licença Creative Commons Attribution</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p><p>2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p><p><span>3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.</span></p> perspectivasonline@isecensa.edu.br (Anderson Pontes Morales) layla.staff@isecensa.edu.br (Layla Fernanda Pereira de Oliveira Souza) Fri, 27 Dec 2024 19:07:57 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Análise Bibliométrica sobre serviço hospitalar e manutenção de equipamentos na base SCOPUS https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/2695 <p>Os hospitais são locais cuja disponibilidade e desempenho dos equipamentos podem comprometer a prestação de cuidados a saúde pelo que, nestes estabelecimentos, a manutenção assume um papel importante para a longevidade e operacionalidade de equipamentos hospitalares. O objetivo foi apresentar os principais indicadores bibliométricos sobre o tema “Manutenção”, “Equipamento” e “Serviço Hospitalar”, utilizando a base de dados Scopus. Para identificação dos principais países, áreas, autores, instituições, periódicos e idiomas que publicam a respeito do tema, além da evolução anual das publicações, foi realizado um levantamento na base Scopus, em julho de 2022. Os termos “Manutenção”, “Equipamento” e “Serviço Hospitalar” foram pesquisados no título, resumo ou palavras-chaves, limitando a busca àqueles artigos publicados em periódicos. Os mapas foram construídos por meio do software VOSviewer. Na análise bibliométrica destacam-se os Estados Unidos como país que mais publica e Smith Seckman Reid Incorporated como a instituição. Através do mapeamento dos dados, foi observado que para variável autor, se destacou Ridgway M., por apresentar maior número de ligações (coautorias) com outros autores. Com relação à variável termo, utilizando o método de coocorrência, as expressões “maintenance” e “preventive maintenance”, possuem maior ocorrência. Pode-se concluir que o conhecimento da produção cientifica, por meio da bibliometria e do mapeamento de redes, possibilita o entendimento do tema estudado, com reconhecimento dos centros de excelência, áreas e autores que mais investem a respeito do tema. Sendo assim, o presente estudo pode contribuir, ao auxiliar e direcionar pesquisas futuras na área.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Bibliometria. Saúde. Hospital. VOSviewer.</p> Francisco de Assis Léo Machado, Ramon Rangel Cavalcante, Rômulo da Silva Paes, Aldo Shimoya, Fábio Freitas da Silva Copyright (c) 2024 Francisco de Assis Léo Machado http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/2695 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 Educação em saúde: Um caminho para promover o envelhecimento saudável https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/3027 <p>O envelhecimento traz mudanças biopsicossociais que aumentam a vulnerabilidade dos idosos, podendo resultar em debilidades e surgimento de patologias. Nesse contexto, a educação em saúde é fundamental. Este estudo descreve experiências de atividades educativas realizadas com seis idosos de um asilo em Campos dos Goytacazes/RJ, focando no envelhecimento saudável e promoção do autocuidado. As atividades foram distribuídas em três encontros semanais. No primeiro, realizou-se uma entrevista sobre o perfil epidemiológico dos participantes e apresentou-se material didático sobre higiene pessoal e cuidados com a pele. No segundo encontro, atividades cognitivas como quebra-cabeças e jogos de memória foram utilizadas para estimular a interação. O terceiro encontro abordou a alimentação saudável, utilizando a pirâmide nutricional. A metodologia ativa adotada nas oficinas facilitou a reflexão e troca de experiências, com o objetivo de promover um envelhecimento saudável, ativo e melhorar a qualidade de vida dos idosos.</p> <p> </p> Caio Augusto Viana Noronha, Flávio Júnio Grassini, Karla Janine Pinto, Emanuela Nogueira, Ana Paula Peçanha Passos Brandão Copyright (c) 2024 Caio Augusto Viana Noronha, Flávio Júnio Grassini, Karla Janine Pinto, Emanuela Nogueira, Ana Paula Peçanha Passos Brandão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/3027 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 Análise dos programas de treinamento físico melhoram habilidades sensório-motoras em idosos Pós-covid-19: Revisão Sistemática https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/2686 <p>This systematic review aimed to provide information on the effects of exercise programs on sensorimotor skills during the aging process, with relevance after the occurrence of COVID-19. The Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analysis (PRISMA) guidelines were followed to conduct this systematic review. The Science Direct, Scielo, PubMed/Medline and Scopus databases were used in the search, which started in May 2022, to identify publications focusing on physical training programs to improve sensorimotor skills in the older adults over 50 years. Therefore, a total of approximately 895 people aged between 60 and 85 years of age were included in this review. Interventions based on physical training programs had an average duration of 12 weeks. All sessions lasted an average of 15 to 50 minutes. Among the articles included, three were randomized controlled trials (RCTs), two were single-blind randomized controlled trials, and one employed a pre-post design with no control group. Specific results support the positive benefits of exercise programs through COVID-19 to improve physical, cognitive, social, and psychological health skills in older adults. Results include improvements in mood, anxiety, and health-related quality of life; however, they have increased body fat due to reduced daily physical activity (PA) and changes in daily diet. These results will update healthcare professionals and researchers on how to target a specific group characterized by aging. Therefore, it is critical to maintain physical activity during COVID-19 through specific voluntary and motivational skills that overcome COVID-19-specific barriers and increase motivation and success in physical activity.</p> Carolina Cabo, Orlando Fernandes, María Mendoza Muñoz, Jose A. Parraca Copyright (c) 2024 Carolina Cabo http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/2686 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 Medição e quantificação de força irradiada para os Músculos Rotadores Externos de Ombro a partir da Rotação Lombar Contra Resistida via Princípios da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/3028 <p class="LO-normal" style="line-height: normal;"><span lang="EN-US" style="font-size: 12.0pt;">Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da técnica de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) na geração de força muscular em ângulos de 70° e 90°. A FNP é amplamente utilizada na reabilitação cinético-funcional por sua capacidade de promover alongamento, flexibilidade, e melhorar a amplitude de movimento, tanto ativa quanto passiva. A metodologia envolveu a medição da força máxima em diferentes ângulos utilizando um dinamômetro para quantificar a força irradiada para o manguito rotador. Os resultados indicaram que não houve diferenças estatisticamente significativas na força gerada entre os ângulos analisados, sugerindo que a FNP é igualmente eficaz em diferentes posições articulares. Além disso, constatou-se que a técnica de irradiação utilizada conseguiu gerar uma força superior àquela registrada no teste de contração voluntária máxima em 8 dos participantes. Esses achados indicam que a FNP é uma técnica eficaz para o fortalecimento muscular, mesmo sem a necessidade de grandes amplitudes de movimento, e pode ser uma estratégia segura e eficiente para a reabilitação de diversas condições clínicas. A FNP oferece uma abordagem flexível e eficaz para o tratamento e fortalecimento muscular, destacando-se como uma ferramenta valiosa na prática fisioterapêutica.</span></p> Kaio Tavares, Anna Rocha, Monique Pinto, Arthur Gimenes Copyright (c) 2024 Kaio Tavares, Anna Rocha, Monique Pinto, Arthur Gimenes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/3028 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 A importância do rastreamento de escoliose em crianças e adolescentes nas escolas: uma revisão narrativa https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/2810 <p>A escoliose idiopática do adolescente (EIA) é uma desordem musculoesquelética definida como alteração morfológica estrutural da coluna vertebral com inclinação lateral&nbsp; acima de 10º associada à torção&nbsp; vertebral. O diagnóstico ocorre por volta dos 10 a 16 anos nos períodos de crescimento ósseo acelerado. O objetivo deste estudo foi investigar a importância da triagem dos sinais precoces da escoliose em crianças e adolescentes em ambiente escolar. Estudos observacionais transversais a partir de referenciais teóricos nas seguintes bases eletrônicas: SCIELO, Perspectiva online, PUBMED, Conexão Saúde e PEDro, publicados entre 2003 e 2022, com base em: desenho do estudo, amostras e intervenções. Neste trabalho foram incluídos 7 estudos com 2.658 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, 269 (10,12%) apresentaram sinais de escoliose. Conclui-se que a triagem escolar dos sinais precoces de escoliose é de extrema importância para o diagnóstico e prevenção de deformidade severa. Protocolos de avaliação utilizando o teste de Adams e escoliômetro, executados por profissionais treinados, devem ser realizados para que não haja exposição de crianças a exames radiológicos desnecessários.</p> <p>&nbsp;</p> Patrícia Junqueira Ferraz Baracat, Camila dos Santos Magaldi, Raquel Soares Paes, Thayane Gomes Silva Copyright (c) 2024 Patrícia Junqueira Ferraz Baracat, Camila dos Santos Magaldi, Raquel Soares Paes, Thayane Gomes Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/2810 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 Aprendizagem baseada em projetos: aplicação em aula de sistema urinário com espécimes plastinados https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/2816 <p>O desenvolvimento da técnica de plastinação permitiu a utilização de peças anatômicas nas aulas de ciências com aspectos muito semelhantes ao estado natural, com características inodoras, atóxicas e resistentes. Este artigo científico discute a aplicação da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) a estudantes do curso técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha. O projeto teve como tema "O sistema urinário" e o problema desafiador proposto foi "Qual a importância da micção?". Os alunos foram divididos em quatro grupos, nos quais realizaram investigações, produziram um desenho representativo do rim humano em corte frontal e discutiram o tema em grupo. A avaliação dos alunos levou em consideração critérios como organização do grupo, interação entre os membros, entrega do projeto com dados coletados, descrição clara dos passos do processo de pesquisa e criatividade na apresentação. Além disso, os alunos responderam a um questionário pré e pós-teste para avaliar o conhecimento adquirido ao longo do processo. O estudo evidenciou que a metodologia ABP foi eficaz no ensino de histofisiologia animal, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico. O ambiente propício do Campus Vila Velha, com laboratórios e recursos adequados, junto com as peças plastinadas de rim, facilitou o desenvolvimento do projeto e a aplicação da metodologia. Além disso, a metodologia ABP motivou os alunos, que desenvolveram habilidades de pensamento crítico e promoveu uma leitura crítica do mundo através da alfabetização científica.</p> Robison Pimentel Garcia Júnior, Renderson Albino Silva, Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia, Athelson Stefanon Bittencourt, Carlos Roberto Pires Campos Copyright (c) 2024 Robison Pimentel Garcia Júnior, Renderson Albino Silva, Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia, Athelson Stefanon Bittencourt, Carlos Roberto Pires Campos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/2816 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000