Conteúdo do artigo principal
Resumo
A preferência da sociedade ocidental por dietas fast-food, compostas por alimentos altamente calóricos, pode ser apontada como uma condição causal importante para a obesidade, uma epidemia mundial, e pode ser mimetizada em modelos experimentais por meio da dieta de cafeteria. Objetivou-se analisar o efeito da obesidade induzida pela dieta de cafeteria no tecido ósseo das tíbias de ratas Wistar. As ratas foram divididas em dois grupos (N= 8): grupo controle (CTL), que recebeu ração padrão e água; e grupo tratado (CAF), que recebeu dieta de cafeteria ad libitum a partir do 21º dia de vida. Aos 100 dias, as ratas foram pesadas e eutanasiadas. As gorduras retroperitoneal e perigonadal foram coletadas e pesadas e, em seguida, as tíbias direitas foram coletadas e submetidas ao processamento histológico para microscopia de luz, com posterior análise de parâmetros histomorfométricos. Houve um aumento estatisticamente significativo no peso corporal e do acúmulo das gorduras nas ratas do grupo CAF, bem como maior densidade celular e menor espessura do osso cortical nestas ratas em relação ao grupo CTL. Assim, se verificou que a ingestão da dieta de cafeteria é capaz de ocasionar diferenças nos parâmetros histomorfométricos do tecido ósseo.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.