Conteúdo do artigo principal
Resumo
A exposição ocupacional por material biológico através dos materiais perfurocortantes são considerados um problema para os profissionais de saúde. A biossegurança é de suma importância, com a NR 32 e a implementação dos dispositivos de segurança no ambiente hospitalar, é uma condição fundamental para a segurança na saúde dos trabalhadores. Este estudo terá como objetivo analisar os benefícios dos dispositivos de segurança nos perfurocortantes, durante a atuação assistencial da equipe de enfermagem. Aplicará o método descritivo quanti-qualitativo. Os dados serão obtidos de duas formas: aplicação de um questionário semi-estruturado aos enfermeiros e técnicos de enfermagem do Serviço de Pronto Atendimento e análise das notificações de acidentes com perfurocortantes realizadas ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, no segundo semestre de 2015 do Hospital Unimed Campos dos Goytacazes. O estudo espera observar a diminuição nos índices de acidentes ocupacionais entre trabalhadores de enfermagem com a utilização de materais perfurocortantes com dispositivos de segurança. A implementação de materais perfurocortantes com dispositivos de segurança deve estar sempre acompanhada de outras medidas preventivas, tais como a educação permanente em serviço, capacitação dos trabalhadores nos usos dos dispositivos de segurança e o uso de Equipamentos de Proteção Individual; se previnir não é o simples ato egoísta de não querer acidentar, mas sobretudo, um ato de solidariedade de não deixar ocorrer acidentes.
Palavras chave: Biossegurança; Dispositivo de Segurança, Saúde do Trabalhador, Equipe de Enfermagem.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.