Conteúdo do artigo principal
Resumo
A dor no paciente que se encontra na fase terminal traz grandes consequências negativas. Segundo o IASP (International Association for the Study of Pain) a dor é conceituada como uma experiência sensorial e emocional desagradável associada ou não a lesões reais e potenciais. Cicely Saunders, pioneira de cuidado paliativo, conceituou a dor oncológica como dor total por trazer consequências negativas para dimensões física, psicossocial e espiritual, dessa forma, ela elaborou um plano de cuidados para aliviar a dor sendo parte de cuidado paliativo com objetivo de aumentar a qualidade de vida no paciente com câncer. Dessa forma, é preciso compreender a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na abordagem da dor para oferecer uma qualidade de vida melhor até o fim da vida do paciente terminal. Este estudo tem como objetivo corroborar a importância da atuação sistematizada do enfermeiro frente aos cuidados para alívio da dor no paciente terminal oncológico. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. São sujeitos da pesquisa enfermeiros, de ambos os sexos, atuantes na área de oncologia, de um Hospital Geral situado na cidade de Campos dos Goytacazes. A coleta de dados utiliza formulários de caracterização de profissionais de enfermagem e um questionário com perguntas abertas. Os dados serão analisados por meio de orientação baseada no método do Gil (2008). Espera-se que tais resultados possam evidenciar que a SAE é um instrumento relevante para as práticas do profissional de enfermagem para obtenção de respostas aos problemas de saúde e subsidia ações para determinação de intervenções procedidas pela equipe de enfermagem. Sendo assim, reafirmar que a SAE favorece otimização da qualidade da assistência e consequentemente reflete em qualidade de vida para o paciente oncológico, atendendo todas as necessidades e uma assistência continuada e qualificada.
Palavras Chaves: SAE - Sistematização da Assistência de Enfermagem, dor, paciente terminal oncológico.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.