Conteúdo do artigo principal
Resumo
A endometriose é uma doença ginecológica progressiva, caracterizada por presença de glândulas endometriais e estroma fora da cavidade uterina com apresentação multiforme, podendo afetar o útero, ligamento útero-sacro, ovários, trato urinário, septo reto vaginal, septo sigmoide, apêndice e intestino. Esta patologia crônica acomete cerca de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva sendo que sua manifestação pode surgir desde a menarca até a menopausa, passível de tratamento e cura, com sintomas que variam desde dismenorreia até infertilidade, a depender da gravidade do caso e curso dos sintomas. O que se verifica é que há uma demora no diagnóstico desta patologia, acarretando depreciação na qualidade de vida e agravos importantes e até irreversíveis na saúde da paciente. Diante deste contexto o objetivo principal do presente estudo é descrever os sintomas da endometriose apresentados pelas mulheres e o tempo decorrido desde seu início até o diagnóstico. Para isso será realizada uma pesquisa não experimental, descritiva, exploratória, de abordagem quantitativa, no ambulatório de ginecologia do Centro de Infertilidade e Medicina Fetal de um hospital escola, com mulheres maiores de 18 anos, com diagnóstico de endometriose confirmado em prontuário. Os dados serão coletados por meio de um questionário estruturado com 27 perguntas, relacionadas à qualidade de vida pessoal e profissional da paciente, que serão analisadas através de estatística descritiva. Espera-se com este trabalho contribuir no investimento de medidas para que o diagnóstico da endometriose se dê de forma mais rápida e eficaz, evitando a intensificação dos danos instalados por essa patologia e aprimorando a qualidade de vida destas mulheres.
Palavras chave: Endometriose, Diagnóstico, Qualidade de Vida
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.