Conteúdo do artigo principal
Resumo
A fadiga é o sintoma mais frequentes nos pacientes com insuficiência cardíaca (IC). É causa de prejuízo significativo para funcionalidade, qualidade de vida e prediz menor sobrevida¹. O teste de caminhada de seis minutos (TC6M) é utilizado para avaliar objetivamente o grau de limitação funcional e obter estratificações prognósticas na IC². Analisar a repercussão da fadiga substancial sob o desempenho no teste de caminhada de seis minutos em pacientes com insuficiência cardíaca. Trata-se de um estudo transversal, constituído de 44 pacientes com insuficiência cardíaca, subdivididos em dois grupos: com fadiga substancial (GCF), (n=24, 11 mulheres; 65±12 anos; IMC 31,6±6,5 kg/cm2; Classes II e III da NYHA) e sem fadiga substancial (GSF), (n=20, 9 mulheres; 61±9 anos; IMC 26,5±4 kg/cm2; Classes II e III da NYHA), no qual realizaram o TC6M. Foi aplicado o questionário Dutch Fatigue (DUFS e DEFS). Foi considerada fadiga substancial quando o DEFS foi ≥12,5 e DUFS≥ 14,5 pontos. Utilizou-se o teste T-pareado para comparação das médias entre os grupos e Anova one-away para comparação entre os momentos do TC6M. Houve diferença significativa entre a distância percorrida e predita apenas no grupo com fadiga (420±99vs464±69 p= 0,03; 432±96vs478±77 p= 0,09). 61% dos pacientes com fadiga e 16% sem fadiga apresentaram saturação ≥4%, verificado imediatamente no 6º minuto. 72% dos pacientes com fadiga e 66% sem fadiga apresentaram SaO2 ≤ 88% durante o teste. Houve aumento da PA, comparando o momento basal e o 6º minuto, em ambos os grupos (GCF,129±2,7vs140±3,8; p=0,01;GSF, 127±3,4vs146±4,4; p=0,001). Ambos os grupos tiveram uma queda da SaO2 no 2ºminuto(GCF 97±1vs89±6, p<0,0001; GCF 97±1vs92±5, p<0,0001), se mantendo no 4º e 6ºminuto. Houve variância da FC durante todo o TC6M em ambos os grupos. Pacientes com fadiga substancial apresentam menor distância percorrida e maior prevalência de dessaturação no TC6M, podendo indicar um mal prognóstico.
Palavras Chave: Teste de caminhada de seis minutos, fadiga, insuficiência cardíaca.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.