Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho configura-se através de um estudo ergonômico durante a atividade de trabalho de Fisioterapeutas, onde a ergonomia é conhecida como a “ciência do trabalho”, sendo fundamental na adequação de um ambiente ocupacional, pois utiliza princípios e métodos analisando a atividade de forma real para assim projetar adequações necessárias nesse ambiente visando facilitar a execução do trabalho de acordo com as capacidades, habilidades dos trabalhadores. Estas adaptações podem estar voltadas para o componente físico, cognitivo e organizacional da ergonomia. Realizar uma análise da atividade de Fisioterapeutas que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital público de Campos dos Goytacazes, observando o comportamento desse profissional durante a execução do trabalho, visando sugerir modificações que minimizem a exposição a situações de sobrecarga, os movimentos repetitivos e as posturas adotadas durante o trabalho com paciente dependente. Trata-se de um estudo observacional descritivo onde os Fisioterapeutas que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital público de Campos dos Goytacazes, serão entrevistados de forma direta, através de dois questionários: QVS – 80 (adaptado) com 18 perguntas incluindo o Diagrama de Corllet, onde é avaliado dor e desconforto músculo esquelético; e o NASA – TLX para análise dos componentes cognitivos e organizacionais. O estudo proposto pretende verificar o comportamento dos fisioterapeutas durante a atividade de trabalho em unidades de terapia intensiva de um hospital público em Campos dos Goytacazes e dessa forma sugerir adaptações que possam contribuir na prevenção das alterações músculos esqueléticas.
Palavras-chave: Ergonomia; Prevenção; Fisioterapia; Doenças Ocupacionais; Hospital.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.