Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Terapia manual tem sido amplamente utilizada por osteopatas, fisioterapeutas e quiropratas no tratamento de pacientes portadores de lombalgia por hérnia de disco lombar1. Ainda que os resultados clínicos sejam satisfatórios e o número de praticantes dessas técnicas esteja em franco crescimento são necessárias evidencias científicas que suportem e justifiquem sua utilização. A despeito do tratamento conservador, a persistência de dor severa, presença de sintomas neurológicos graves e progressivos e exame de imagem que confirme o diagnóstico podem levar a indicação de procedimento cirúrgico2,3 quando há risco de perda de funcionalidade. Apesar desta afirmativa estudos sugerem que a longo prazo medidas conservadoras e cirúrgicas se igualam em resultados 2,3. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito das técnicas manipulativas na remissão da dor ocasionada por hérnia de disco lombar assim como a evolução do exame de imagem após um ano de tratamento. Paciente feminino, 40 anos foi submetida a 10 atendimentos (1/sem) onde foram realizadas manipulações osteopáticas para as disfunções somáticas encontradas e posturas de Reeducação Postural Global-RPG (Rã no chão, Rã no ar, sentada, de pé inclinada). Cessado o quadro álgico e para manutenção dos resultados foram realizados atendimentos mensais até o final de um ano. Escala Visual Analógica de dor e imagens de RNM foram obtidas no início e final deste período. Observou-se a redução da EVA progressiva até zero após o sétimo atendimento. Imagens de RNM após um ano demonstraram a redução da hérnia de disco foraminal extrusa em L4-L5 com descompressão da raiz nervosa correspondente. Conclui-se que a osteopatia e a RPG são tratamentos eficazes para a redução da dor e da hérnia de disco lombar, porém ensaios clínicos randomizados com maior amostragem são necessários para a obtenção de resultados mais expressivos.
Palavras Chave: tratamento manipulativo, hérnia de disco lombar, postura, lombalgia
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.