Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Fisioterapia é fundamental na recuperação da reconstrução do Ligamento cruzado anterior (LCA) para atingir resultados ótimos em um curto espaço de tempos. Dentre as principais complicações no pós-cirúrgico observa-se a grande perda de massa muscular do quadríceps (inibição artrogênica) e arco de movimento (ADM) limitado, geralmente nos extremos da amplitude. A reabilitação busca restaurar a amplitude de movimento entre 180° de extensão e 50° de flexão. A Fisioterapia procura sempre métodos capazes de reestabelecer essas amplitudes para a recuperação da marcha funcional o mais precoce possível. Com isso o presente relato de caso buscou verificar os efeitos de um protocolo de eletroestimulação no ganho de ADM do joelho pós-reconstrução do LCA. O paciente foi colocado em decúbito dorsal com o pé sobre uma bola, afim de favorecer a extensão do joelho. Foi preso a tíbia uma faixa elástica com resistência forte na tentativa de estender o joelho. No quadríceps foram colocados eletrodos nos músculos reto femoral, vasto lateral e vasto medial e ligados a um gerador de corrente Aussie com 2KHz de freq. portadora, 1 ms de duração de burst, no modo contínuo com frequencia de 3 Hz, por 20 min. Na avaliação de biofotometria verificou-se um ADM de extensão de joelho de 156°. Após o protocolo avaliado verificou um ADM de extensão de joelho de 170°, caracterizando um ganho de 14° de amplitude. Com o protocolo testado verificou-se em apenas uma única aplicação a restauração quase completa do ADM passivo de extensão do joelho.
Palavras Chave: Ligamento Cruzado Anterior, Eletroterapia, Fisioterapia.Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.