Conteúdo do artigo principal
Resumo
Segundo Duarte, 2014 a infecção puerperal relaciona-se com as infecções da assistência em saúde, sendo uma complicação do período pós-parto, a qual contribui para o aumento da morbimortalidade materna. Sendo assim a infecção puerperal é compreendida como qualquer infecção bacteriana do trato genital feminino devido ao processo do parto e nascimento. Neste contexto o assunto abordado relata a importância do enfermeiro nas ações relacionadas ao tratamento desta infecção. Os objetivos do trabalho são descrever a atuação do enfermeiro frente ao tratamento da infecção puerperal em âmbito hospitalar e conhecer as rotinas e os cuidados prestados pelo enfermeiro em pacientes com Infecção Puerperal. O estudo estará ancorado na abordagem metodológica qualitativa e utilizará o delineamento exploratório e descritivo. Será realizada uma entrevista semi-estruturada com 6 (seis) perguntas abertas para respostas discursivas, como fonte básica para a geração de dados, realizadas individualmente e em local reservado, onde tudo será gravado e documentado. A análise de dados será feita a partir das categorias que forem obtidas com base nas respostas dadas pelos enfermeiros, os quais prestam assistência às clientes com processo de infecção puerperal. Através do método de Bardin (1997). Espera-se através desse estudo conhecer os cuidados prestados pelo enfermeiro às puérperas com infecção nos hospitais de referência em atendimento as gestantes de Campos dos Goytacazes (RJ) e como esse cuidado interfere no tratamento da mesma. A contribuição que espera-se repassar para a sociedade, busca enriquecer o conhecimento dos enfermeiros, futuros enfermeiros e pesquisadores, procurando motivar o cuidado humanizado.
Palavras Chave: Infecção Puerperal, Cuidados, Tratamento.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.