Conteúdo do artigo principal
Resumo
A modernização da agricultura e o consequente abandono da atividade agrícola têm provocado a perda de diversidade genética de culturas como a pimenta. As atividades de coleta e caracterização do germoplasma permitem conhecer variedades tradicionais de uma determinada região e contribuem para minimizar a perda da diversidade genética. O objetivo deste trabalho foi caracterizar, por intermédio de marcadores moleculares, plantas de pimenta obtidos em propriedades rurais e estabelecimentos comerciais da região Sul do Estado do Espírito Santo. Foram utilizados onze iniciadores, que amplificaram 144 bandas, das quais 96 foram polimórficas e 48 monomórficas. A análise dos dados foi efetuada com o uso do Programa Genes e o agrupamento foi gerado com o método UPGMA. A técnica molecular foi eficiente para estimar a variabilidade genética entre os acessos, com correlação cofenética de 0,92. Os acessos foram considerados distintos, o que demonstra que os agricultores tradicionais da região Sul do Estado do Espírito Santo detêm genótipos de pimenta com expressiva diversidade genética. Não foi observada correlação entre distância genética e a distância geográfica, o que pode ser reflexo da prática comum de trocas de sementes de pimenta entre os produtores rurais, configurando uma ampla variabilidade genética.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.