Conteúdo do artigo principal
Resumo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2012, 15 milhões de bebês nasceram antes do tempo por ano, no mundo. Com esse percentual o avanço tecnológico em Unidades Hospitalares que abrange a neonatologia tem contribuído para o aumento da sobrevivência de recém-nascidos prematuro. Porém fatores como o aumento da quantidade de equipamentos e do número de procedimentos invasivos, necessidade constante de luz, ruído ambiente e manipulação excessiva durante a assistência ocasionam uma série de efeitos adversos que desencadeiam alterações no desenvolvimento dos neonatos, principalmente dos recém-nascidos prematuros. Devemos tomar alguns cuidados extremamente necessários para não afetar a integridade física e também a assistência necessária para ter total autonomia com esse recém-nascido prematuro. Em uma equipe, o enfermeiro deve ocupar o papel principal nesse processo de cuidados imediatos ao prematuro, pois o mesmo se encontra frágil e necessitando de cuidados. Isso define uma organização e capta o processo de trabalho e atividades com esse recém-nascido prematuro. O objetivo deste trabalho é pesquisar a atuação do enfermeiro, identificando limites e possibilidades durante o cotidiano no cuidado a esse recém-nascido prematuro. Este estudo de carácter exploratório e será desenvolvido no Hospital Plantadores de Cana no setor de UTI Neo Natal, onde o referido hospital é considerado referência em gestação de alto risco no norte e noroeste fluminense de Campos dos Goytacazes e tem prevalência em prematuros. Os dados serão coletados através de um formulário semiestruturado, e posteriormente será utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin para análise dos dados. Espera-se com este trabalho contribuir para uma atuação profissional mais segura dos enfermeiros, propiciando uma assistência de qualidade, onde envolve o conhecimento do enfermeiro, a estrutura física, materiais e equipamentos adequados.
Palavras Chave: recém-nascido, prematuro, enfermeiro.Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.