Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente relato apresenta o caso de um menor com apenas 2 anos e meses que parou de deambular sozinho dias após ter sido vacinado (Poliomielite e H1N1) e ter apresentado quadro viral persistente. O diagnóstico ainda está sendo investigado pois o quadro clínico do menor sugere o diagnóstico de duas patologias como: Síndrome de Guillain-Barré e Cerebelite. Avaliar as técnicas fisioterapêuticas para reeducar marcha funcional do menor. Ao ser avaliado, o exame físico apresentou tônus normal, trofismo preservado, pés levemente em plantiflexão, ataxia motora importante, sialorréia excessiva, engatinhava com dificuldades, se arrastando, apresentando um importante comprometimento do equilíbrio na postura ortostática e sentada. Foi solicitado pelo neuropediatra os seguintes exames: Ressonância Magnética do Encéfalo, onde as imagens não mostraram alterações significativas; exame de Eletromiografia que mostrou evidências de sinais de desnervação muscular (+,4+) e diminuição de amplitude e velocidade no potencial de ação muscular composto; exame de sangue específico para Citomegalovírus IgG e IgM, Herpes I e II – IgG,, Herpes I e II – IgM, Rubéola IgG e IgM e Toxoplasmose IgG e IgM onde os achados deram normais e não reagentes, sendo positivo somente para Rubéola IgG, indicando assim exposição ao vírus.O tratamento proposto foi trabalhar para ganhar força em membros inferiores, ganhar controle de tronco, equilíbrio do tronco e de membros inferiores, empregando as técnicas de Alongamento Global, Mobilização Articular, Liberação Miofascial (Tibial anterior e TrícipsSural), Método Bobath, Escovação, Estimulação com diversas texturas, Estimulação da formação do arco plantar, Fortalecimento muscular Global e Treino de marcha na barra paralela. 33 sessões foram suficientes para o período de adaptação e restauração parcial da marcha funcional, equilíbrio, controle de tronco e consequentemente ganho de força muscular. A fisioterapia tem um papel importante na reabilitação, pois ela não trata patologias e sim as suas limitações e disfunções, apesar da pouca idade e da complexidade do quadro, obteve-se uma melhora significativa.
Palavra Chave: Síndrome de Guillain-Barré, Cerebelite, Disfunção e limitação motora.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.