Conteúdo do artigo principal
Resumo
As Políticas Públicas de Saúde vêm, ao logo da história, sofrendo modificações, sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas. As constantes mudanças promovem o crescimento e a ampliação do conceito de saúde e são influenciadas por diversos fatores, entre eles, as ciências sociais que tiveram papel importante na evolução das ações de saúde. Por trás de toda e qualquer mudança existe um motivo bem definido e analisado com busca de objetivos palpáveis e consideráveis. É importante entender que as pessoas, de uma forma geral, têm suas próprias concepções e conhecimentos que desenvolveram no decorrer da vida ou receberam de gerações passadas. O conhecimento científico surge da necessidade do homem não assumir uma posição passiva, de testemunha dos fenômenos, sem poder de ação ou controle sobre eles. O objetivo deste trabalho foi demonstrar de que modo as ciências sociais influenciaram no novo modelo de saúde brasileiro, voltado para a humanização e integralidade da saúde a partir da influência na formação de recursos humanos voltados. Foi utilizada a metodologia de revisão integrativa da literatura, utilizando como critérios de inclusão estudos da base de dados Scielo Brasil, que tiveram como descritores: “Políticas Públicas” e/ou “Ciências Sociais” e/ou “Saúde”. O ser humano é “indivisível”, portanto deve ser tratado por uma equipe de saúde “indivisível”, sendo formado a partir de diversas áreas do conhecimento, incluindo as ciências sociais. Resultados esperados: discutir o papel das ciências sociais apontando uma ponte que liga o crescimento científico e as novas tecnologias à humanização e integralização, usando todas as ferramentas para, muito mais que tratar a doença, promover e manter a saúde. As fortes mudanças ocorridas no setor saúde com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) forçaram um repensar sobre a formação dos novos profissionais de saúde. Para que efetivamente as mudanças ocorram deve haver um empoderamento desde a formação acadêmica a partir de uma nova concepção e as instituições de formação devem acompanhar as mudanças de demandas.
Palavras Chaves: Políticas Públicas; Ciências Sociais, Saúde.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.