Conteúdo do artigo principal
Resumo
A obesidade é uma doença crônica não transmissível e também fator de risco para diversas outras doenças crônicas. Em 2014, a prevalência da população brasileira com sobrepeso e obesidade era de 52,5% e 17,9%, respectivamente (BRASIL, 2015). O objetivo é destacar a prevalência de usuarios com hipertensão Arterial associado a obesidade grau III. Método: Foram analisados 310 prontuários dos pacientes atendidos no Centro de Referência em Obesidade/CRO, do Rio de Janeiro/RJ. A descrição dos resultados foi feita utilizando o programa Microsoft Office Excel. O Projeto de Pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do HUAP/UFF sob Parecer número 691.926. Resultados: Predominância do sexo feminino, com 234 (75%) clientes, a idade variou entre 18 e 73 anos, com média e desvio padrão de 43,98 ± 12,41 anos, destacando-se que 161 (51,93%) clientes estão em fase produtiva, entre 30 e 50 anos. Quanto ao IMC, obteve-se uma média de 51,70± 7,73 kg/m2, sendo a maior frequência entre o IMC de 50,01 a 60kg/m2, tanto para o sexo feminino, com 108 (46%) clientes, quanto para o sexo masculino com 37 (49%). Em relação as comorbidades, 242 (78%) clientes são hipertensos. A partir dos resultados, é possível traçar estratégias de assistência individualizada, subsidiada pelo conhecimento das características relacionadas aos aspectos sociais e às comorbidades associadas à obesidade. É essencial, para qualidade na assistência que o enfermeiro, como membro de uma equipe especializada, conheça sua realidade de trabalho e a clientela atendida pelo serviço, com o objetivo de planejar e executar ações com enfo¬que no atendimento qualificado e individualizado.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.