Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diversos grupos se organizam com o intuito de compartilhar e utilizar os conhecimentos adquiridos sobre o uso de plantas medicinais. Muitas vezes estes usos não são respaldados por comprovações científicas. Órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), buscam normatizar e reduzir erros em relação ao uso de plantas medicinais. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo identificar as plantas medicinais utilizadas pelo grupo Medicina Alternativa, que atende a população da cidade de Juiz de Fora, MG, com base no uso do método da Biodigital e com a utilização de plantas medicinais, para posterior avaliação da segurança dos usos que têm sido feitos. Foi possível verificar que a maioria das espécies utilizadas são nativas de Mata Atlântica, e que apenas 32 das 105 espécies listadas, têm seus usos principais respaldados pela ANVISA RDC nº10. No entanto não foram encontrados em literatura científica nenhuma evidencia de possível toxidez para os usos não respaldados, o que pode diminuir o risco destes usos. A racionalização destes usos através de cursos de atualização e aperfeiçoamentos são recomendados, além de parcerias voluntarias de profissionais da saúde credenciados como farmacêutico e médicos com formações em plantas medicinais e que possam acompanhar o grupo com vista de potencializar as contribuições positivas em relação à saúde da população atendida.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.