Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Salmonella spp. é um patógeno que vem se destacando como agente responsável por doenças veiculadas por alimentos. Alguns estudos demonstram que o consumo de manga contaminada foi responsável por alguns destes surtos. Este trabalho objetivou investigar a eficiência de diferentes metodologias para a recuperação de Salmonella em manga cv. Tommy Atkins. Para o estudo, as frutas foram contaminadas com um "pool" de Salmonella contendo culturas de S. Typhimurium, S. Enteritidis e S. Brasil. Foram comparados dois métodos de recuperação: por Esfregaço de Superfície por “swab” e por Fragmento do Fruto, sendo que a contagem também foi realizada de duas maneiras, por Semeadura em Superfície em meio MLCB e pela metodologia de Duas Camadas de Ágar (ágar não seletivo + sobrecamada de ágar seletivo) utilizando-se neste caso os meios de cultura TSA +MLCB ou TSA + XLD. Concluiu-se que os melhores resultados foram obtidos quando se utilizou a combinação do método do Fragmento do Fruto, com a recuperação nos meios TSA + MLCB.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.