Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Síndrome de Burnout (SB) é uma resposta prolongada ao estresse crônico decorrente do meio laboral. A equipe de enfermagem é um grupo de profissionais vulnerável a essa patologia devido ao contato direto com outras pessoas e a função de ajuda que exerce, além de fatores intrínsecos ao próprio local de exercício profissional. O objetivo desse estudo foi investigar na literatura o que existe de publicação sobre a relação da SB e os profissionais de enfermagem que atuam diretamente na assistência. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo descritivo-exploratório e retrospectivo. Os dados foram obtidos através de bases de dados virtuais em saúde e anais de congresso sobre o tema. Observou-se que os enfermeiros que atuam na assistência independente se atuam em baixa, média ou alta complexidade estão sujeitos a desenvolver esse tipo de alteração psíquica. Com isso torna-se necessário maior investimento dos empregadores em medidas baseadas na prevenção da síndrome, visando à saúde mental e a qualidade de vida do trabalhador em enfermagem.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.