Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ao se considerar a crescente demanda da utilização de fitoterápicos em academias de musculação, realizou-se o trabalho com o objetivo de avaliar o distanciamento do sistema formal de saúde e os riscos causados pela utilização indiscriminada de tais drogas no contexto das academias de musculação. Foram aplicados formulários estruturados aos praticantes de atividades físicas, selecionados aleatoriamente, matriculados em duas academias da cidade de Juiz de Fora. A partir dos dados adquiridos, realizou-se pesquisa com base na literatura científica para comprovar a eficácia e toxidez dos fitoterápicos referidos. Foi evidenciado que o uso de fitoterápicos com propósitos ergogênicos, tem como principal objetivo o emagrecimento, e constatou-se, por validação farmacológica baseado em literatura científica, que em 89% das vezes esse uso está sendo feito para a finalidade correta, no entanto está configurado como de alto risco para a saúde, por não respeitar as individualidades de cada paciente. Estes usos também não vêm sendo respaldados de maneira qualificada por um profissional de saúde competente. Sendo assim, a inserção do conhecimento científico no saber popular poderia possibilitar o uso terapêutico dessas plantas com maior segurança, qualidade e eficácia.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.