Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática do material disponível relacionado à atividade física, estimulação cerebral e saúde mental para se verificar se a prática de exercícios físicos associados a técnicas de estimulação cerebral podem/devem ser utilizados para melhorar a saúde mental de indivíduos com problemas psiquiátricos. Para isso, adoutou-se um modelo de revisão sistemática nas bases Google Acadêmico, Lilacs e Scielo no período de Junho à Setembro de 2014, utilizando-se como descritores os termos “saúde mental”, “atividade física” e “estimulação cerebral”, utilizados no idioma português e utilizados em conjunto ou isoladamente no momento das buscas. A seleção dos estudos foi feita a partir da análise do título, seguido do resumo, após o artigo completo. Depois de aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 3 trabalhos para revisão sistemática. Concluiu-se que os artigos deixam em evidência a contribuição benéfica da atividade física para a prevenção, manutenção e recuperação da saúde mental, e que a da associação da prática de exercícios físicos associada a técnicas de estimulação cerebral parece plausível, pois ao se induzir um estado mental favorável em um indíviduo cria-se condições de se aumentar os efeitos benéficos do exercício físico sobre a saúde mental.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.