Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar através da pesquisa de campo relatos de experiência sobre a realização de atividades físicas durante a gestação observando seus benefícios para as gestantes e para o desenvolvimento do feto. A pesquisa se caracterizou como ex-post-fact por não tentar manipular a variável dependente, atendo-se a descrever os efeitos do estilo de vida de cada grupo sobre essa variável. Para tanto foram recrutadas em academias e centros de atividades físicas mulheres que durante o período de gravidez praticaram algum tipo de atividade física regular, além disso, também foram recrutadas na comunidade mulheres que não praticaram qualquer tipo de atividade física durante a gravidez. Assim a amostra foi de 16 mulheres sendo que 8 formaram o grupo Gravidez Ativa (GA) e 8 compuseram o grupo Gravidez Sedentária (GS). Foi elaborado especificamente para este estudo um questionário indivídual, e específico para atender as indagações relacionadas à prática de atividade física durante o período gestacional. Concluiu-se conclusão de que mulheres ativas fisicamente na gravidez conseguem manter a rotina do dia-a-dia, tiveram uma recuperação pós-parto excelente. Além disso, foi observado que a inatividade física de um dos grupos de gestantes resultou em um aumento significativo no peso corporal.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.