Conteúdo do artigo principal
Resumo
Cupuaçu, também conhecido como cupu, cupuassu ou cupu-do-mato é uma das principais e mais consumidas frutas da região amazônica brasileira. O cupuaçu é uma fruta ácida, de sabor exótico e agradável, rico em compostos voláteis e sais minerais, pertence à família Sterculiacea, cuja denominação binomial é Theobroma grandiflorum schum. Esta fruta apresenta crescente utilização no Brasil para o mercado interno e externo, sendo comumente comercializada como polpa congelada. A polpa, que tem aroma e sabor muito apreciados, é utilizada para sucos, refrescos, sorvetes, doces, compotas, licores, iogurtes, concentrados, polpas desidratadas e aromatizantes. Apesar de sua importância, há poucos dados de caracterização e contaminação da polpa de cupuaçu. Portanto, amostras de polpa de cupuaçu foram avaliadas quanto a contagem total de bolores e leveduras, Coliformes a 35 e 45 ºC, Salmonella sp e ocorrência de fungos termorresistentes. Os resultados demonstram a necessidade de aprimorar as boas práticas agrícolas e de fabricação e a implantação de sistemas de controle de qualidade para minimização dos riscos associados à contaminação por microrganismos.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.