Conteúdo do artigo principal
Resumo
A percepção ambiental e o saneamento básico apresentam grande relevância com relação aos pressupostos básicos de implementação dos projetos de assentamento de reforma agrária, devido se apresentarem como bases para a promoção de cidadania e cumprimento da função social da terra. Este estudo tem como objetivo realizar um levantamento da condição situacional dos moradores do Assentamento Zumbi dos Palmares acerca de percepção ambiental e saneamento básico, além de verificar a qualidade bacteriológica do aqüífero freático do assentamento. Foram encontrados em 100% das amostras índices elevadíssimos de coliformes totais e presença de Escherichia coli em 91% das amostras analisadas. A maioria das famílias assentadas utiliza poço cacimba como meio para obtenção de água para consumo, sendo esta utilizada sem prévio tratamento e alocam o esgoto em fossas sépticas. Os assentados quase não têm informações sobre doenças potencialmente transmitidas pela água e apresentam uma grande falta de conhecimento acerca de saneamento básico e conservação ambiental.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.