Conteúdo do artigo principal
Resumo
Para avaliar o efeito de extratos de plantas sobre o crescimento de Colletotrichum gloeosporioides, extratos etanólicos de sementes de pitomba, folhas de tanchagem, boldo e espada-de-são-jorge, foram obtidos e incorporados em meio contendo batata-dextrose-agar (BDA) nas concentrações de 1%, 5% e 10% (v/v). O crescimento micelial do fungo foi avaliado nesse meio. Os resultados demonstraram o efeito inibitório dos extratos de pitomba e tanchagem aumentam consideravelmente em concentrações maiores que 5% (v/v), levando a uma inibição quase total do fungo (90% e 100%, respectivamente). Em contraste, os extratos de boldo e espada-de-são-jorge, apresentaram baixo potencial inibitório mesmo na concentração de 10% (v/v) causando a redução de apenas 8% e 23%, respectivamente, no crescimento fúngico.
A atividade fungitóxica detectada nos extratos testados nesse trabalho evidencia o potencial uso dos mesmos como biopreservadores de frutos de mamão, prevenindo a contaminação e a consequente perda dos frutos no período pós-colheita.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.