Conteúdo do artigo principal
Resumo
O requeijão é um produto tipicamente brasileiro, fabricado em todo o território nacional, com algumas variações de tecnologia e características. Outro produto de grande importância é o doce de leite pastoso, o qual a produção no Brasil é feita por muitas empresas, desde as caseiras até as grandes, com distribuição em todo o país. Estes produtos são passíveis de contaminação por diferentes micro-organismos que podem causar deterioração do produto ou acarretar o desenvolvimento de doenças, afetando a saúde humana. Dentre as principais análises microbiológicas que indicam contaminação em requeijão e doce de leite pastoso, destacam-se Coliformes a 30ºC e Coliformes a 45ºC, Staphylococcus spp., além da detecção de fungos filamentosos e leveduras. Este trabalho teve como objetivo realizar mensalmente, análises microbiológicas do requeijão e do doce de leite pastoso produzidos por uma indústria de laticínios da cidade de Tocantins – MG, no ano de 2007. De acordo com os resultados, pode-se observar que todas as amostras de requeijão e de doce de leite pastoso enquadraram-se aos padrões estabelecidos pela legislação vigente. Portanto, conclui-se que os dois produtos apresentaram boa qualidade microbiológica, estando, neste aspecto, adequados para a comercialização e consumo humano.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.