Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo pretende apresentar os efeitos das propostas neoliberais ao Sistema de Saúde Brasileiro, visto que na atualidade os princípios do Sistema Único de Saúde, institucionalizado pela Constituição Federal de 1988 relativos à integralidade e universalidade, estão cada vez mais ameaçados pela lógica de mercado, onde a participação do Estado, como patrocinador da saúde, torna-se distorcida, quando transfere para a sociedade civil a responsabilidade de prover o bem-estar social da população. A efetiva consolidação do Sistema Único de Saúde, configura-se como possibilidade de mudança na forma com que os serviços e práticas de saúde se organizam, redirecionando enfoques e pautando-se em paradigmas voltados para a saúde enquanto expressão de cidadania. Pressupomos um realce crítico na constituição de políticas públicas de saúde geralmente desvinculadas dos princípios e diretrizes que norteiam o Sistema Único de Saúde.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.