Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar quanto risco um exercício de resistência excêntrico pode proporcionar aos indivíduos que apresentem distintas respostas de hiperCKemia. Vinte e seis homens saudáveis realizaram um protocolo de exercício, durante o qual duas séries de 30 repetições excêntricas de rosca bíceps foram realizadas com 120% de 1 repetição máxima (1RM). Os indivíduos forneceram amostras de sangue antes e 48h após o exercício para avaliar níveis séricos da creatina quinase (CK). Baseado nas respostas da atividade sérica de CK os sujeitos foram separados em dois grupos, denominados: Respondedores Normais (NR) ou Altos Respondedores (HR). Uma grande variabilidade interindividual na atividade sérica de CK após o exercício e uma diferença significativa entre NR e HR foram observadas. O volume de treino não demonstrou diferença significativa entre NR e HR. O principal achado foi a grande variabilidade interindividual da atividade sérica da CK, que é observada mesmo quando se usa um único exercício mostrando variação no risco de lesões entre os indivíduos.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.