Conteúdo do artigo principal
Resumo
O meio ambiente é pivô de várias discussões conflitantes nas esferas biológica e econômica. As micro e pequenas empresas têm um relacionamento com o meio ambiente que, de diversas maneiras, gera impactos. Baseado nisso, o licenciamento ambiental é obrigatório, o que para os empresários pode significar um aumento dos gastos e atrasos relacionados com a burocracia que o processo envolve. Para este estudo foram aplicados formulários em 32 pequenas empresas no município de Juiz de Fora, MG, com o objetivo de avaliar a relação empresa e licenciamento ambiental. Os dados dos formulários foram tabulados e analisados graficamente através do software Excel 2007®. Os resultados mostraram que a preocupação ambiental é predominante em todas (100%) as empresas analisadas. O licenciamento, na maioria das vezes (59%), não foi visto como um empecilho financeiro, e assim o lucro foi visto como possível, quando atrelado à proteção ambiental. Apesar destes padrões, os empresários não conseguiram definir corretamente o que é o meio ambiente, indicando falta de percepção básica sobre o assunto neste grupo empresarial (micro e pequenas empresas), refletindo uma deficiência na educação ambiental.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.