Conteúdo do artigo principal
Resumo
A utilização de plantas medicinais é bastante difundida por todo mundo, inclusive no Brasil, que é detentor de uma vasta diversidade biológica e rica diversidade cultural. Neste cenário destaca-se o vasto acervo de conhecimentos sobre manejo e uso de plantas medicinais. O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo etnobotânico sobre a utilização de plantas medicinais pela população da cidade de Natividade - RJ. A coleta dos dados consistiu-se na aplicação de um questionário a 240 residências deste município. Além de questões socioeconômicas, indagou-se o nome popular das plantas, partes utilizadas, preparados e vias de administração. A análise dos questionários revelou 77,5% dos entrevistados utilizam plantas com propriedades medicinais. Os entrevistados citaram 23 espécies distribuídas em 16 famílias, dentre estas o Boldo (Vernonia condensata Baker, Asteraceae) e Erva cidreira (Melissa officinalis L., Lamiaceae) foram as espécies mais citadas. O Índice de Relevância para todas as espécies mostrou que: 34,78% das espécies possuem pouco uso pela comunidade local, 47,82% uso intermediário, e 17,40% espécies são amplamente utilizadas pela população deste município. Os dados sugerem que o município de Natividade apresenta uma rica herança cultural em plantas medicinais servindo como fonte de informações a inclusão de novas plantas medicinais na RENISUS.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.