Conteúdo do artigo principal
Resumo
Annona muricata L. é conhecida na medicina popular por sua ampla variedade de efeitos medicinais. A toxicidade de plantas da família Annonacea é ainda pouco estudada, principalmente em relação aos componentes de seus frutos. A maioria dos trabalhos científicos realizados com estas plantas utiliza principalmente as folhas e aborda suas ações citotóxicas em ensaios biológicos in vitro enfatizando seus efeitos anti-tumorais. Nesse sentido, se observa uma alta prevalência do uso de Annona muricata L. em oncologia como tratamento coadjuvante, o que ressalta a importância de se conhecer os possíveis efeitos tóxicos relacionados ao seu uso. Como as propriedades biológicas de Annona muricata L. não são completamente conhecidas, o objetivo deste estudo foi investigar a capacidade inibitória da produção de óxido nítrico em macrófagos e o potencial citotóxico do extrato aquoso oriundo da polpa dos frutos sobre macrófagos murinos RAW 264.7 e células tumorais U937 através do teste de liberação da enzima citoplasmática lactato desidrogenase e do teste com 3-(4,5 dimetiltiazol-2-il)-2,5-difenil tetrazol. Nossos resultados mostram que a capacidade inibitória do extrato aquoso (500 mg/mL) na produção de óxido nítrico (NO)em macrófagos RAW 264.7 estimulados por lipolissacarídeo (LPS) foi estatisticamente significante (p <0,05) quando comparado aos resultados obtidos em macrófagos controles, embora de forma não expressiva. O extrato aquoso não apresentou citotoxicidade para macrófagos RAW 264.7 e células leucêmicas U937, não interferindo na viabilidade celular, o que sugere ausência de morte celular por necrose.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.