Conteúdo do artigo principal
Resumo
Vários distúrbios orgânicos no esporte são decorrentes de falhas nos esquemas de reposição hídrica e eletrolítica, que prejudicam sobremaneira a tolerância ao esforço e colocam em risco a saúde dos praticantes de exercícios físicos, podendo até mesmo causar a morte. Um dos distúrbios observados em modalidades esportivas de longa duração e de grande importância clínica são os quadros de hiponatremia, uma séria complicação orgânica de etiologia ainda desconhecida onde é observada uma baixa concentração de sódio plasmático. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar através de uma revisão bibliográfica os mecanismos envolvidos nos quadros de hiponatremia na prática esportiva e as formas de prevenção deste importante quadro. Para a composição da presente revisão foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo, Lilacs, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a busca de dados no Google Acadêmico de artigos científicos e adicionalmente a consulta de livros acadêmicos para complementação das informações sobre os quadros de hiponatremia. Conclui-se que os distúrbios hidroeletrolíticos (hiponatremia e desidratação) são incidentes nas modalidades esportivas que demandam provas extensas, sendo a hiperhidratação a provável e principal etiologia deste distúrbio.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.