Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando que o estado de Rondônia é vulnerável a endemicidade da malária e como localidade da região Amazônica está entre as áreas consideradas holoendêmicas de anemia ferropriva, a pesquisa teve como objetivo identificar os níveis de hemácias, hemoglobina, hematócrito e concentração de hemoglobina no sangue das atletas com história de malária e atletas sadias da cidade de Porto Velho. Fizeram parte do estudo 30 atletas praticantes de esportes de combate, organizadas em dois grupos: atletas com história de malária e atletas sadias; todas correspondentes ao sexo feminino. A fim de alcançar os objetivos propostos, realizou-se nas atletas hemograma completo. O estudo contou com a participação de equipe multiprofissional (Médico, técnicos de laboratórios e Profissionais da Educação Física). Para a análise estatística das variâncias das duas amostras utilizou-se o test-f e para as análises das médias de ambas as amostras foi utilizado o teste-t. Considerou-se o nível de significância de 5% (p<0,05). Os resultados apontaram que os niveis de hemoglobina das atletas sadias, bem como das demais variáveis, não é significativamente diferente das atletas com história de malária. Observou-se, entretanto, que as mesmas se encontram no limite mínimo de hemoglobina (12g/dl) para não serem classificadas com anemia. Das análises realizadas deduz-se que esta população se encontra duplamente vulnerável à insuficiência de hemoglobina nas hemácias presentes na circulação sanguínea, o que demanda ações públicas de atenção a saúde das atletas.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.