Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o envelhecimento o sistema musculoesquelético vai se transformando progressivamente e passa a adquirir características estruturais e morfológicas específicas que prejudicam a capacidade funcional e física do indivíduo. O estudo tem como objetivo verificar e descrever as principais alterações morfofisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento no sistema musculoesquelético e as suas consequências para o organismo. A literatura pesquisada evidência que a partir da 4ª década de vida ocorrer uma perda progressiva e absoluta da massa óssea, associada com alterações no tecido cartilaginoso, tendinoso e ligamentar, que se tornam mais rígidos, a massa muscular magra sofre descréscimo de 10%-16% após este período e a força muscular é reduzida em 15% por década após os 40 anos. Isso leva a uma diminuição da coordenação motora, da capacidade de realizar atividades de vida diária, podendo levar o idoso a um estado de impossibilidade física que influenciam negativamente na velocidade do caminhar, do subir escadas e do levantar-se da posição sentada para a em pé. Ao término do estudo, concluiu-se que entre as principais alterações do sistema musculoesquelético decorrentes do processo de envelhecimento são, a redução da massa óssea e muscular, associada a uma diminuição da força, potência, resistência e flexibilidade muscular.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.