Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: Poucos estudos relacionam os efeitos da diatermia por ondas curtas (DOC) e a área de aquecimento promovido por sua aplicação. Objetivo: O objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento da temperatura superficial corporal antes e após a aplicação de DOC por meio da termografia cutânea. Materiais e métodos: A análise da temperatura corporal no local da aplicação foi realizada através da captura da imagem por meio de câmera termográfica após quinze minutos de repouso do paciente em sala com temperatura controlada e no segundo momento, a análise termográfica após a aplicação de DOC, realizado pelo equipamento Thermopulse Ibramed, durante 20 minutos. As áreas de aplicação foram a coluna lombar, ombro e joelho. Resultados: Os resultados demonstraram uma melhora significativa na dor entre as temperaturas iniciais e após a aplicação da DOC, o que indica a eficiência do equipamento utilizado como emissor de calor na intensidade desejada. Conclusão: O aumento da temperatura local através da DOC favoreceu a recuperação de lesões musculoesqueléticas pós-agudas, rigidez após longos períodos de imobilização e redução da intensidade da dor nos processos inflamatórios.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.