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Resumo
O desenvolvimento da técnica de plastinação permitiu a utilização de peças anatômicas nas aulas de ciências com aspectos muito semelhantes ao estado natural, com características inodoras, atóxicas e resistentes. Este artigo científico discute a aplicação da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) a estudantes do curso técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha. O projeto teve como tema "O sistema urinário" e o problema desafiador proposto foi "Qual a importância da micção?". Os alunos foram divididos em quatro grupos, nos quais realizaram investigações, produziram um desenho representativo do rim humano em corte frontal e discutiram o tema em grupo. A avaliação dos alunos levou em consideração critérios como organização do grupo, interação entre os membros, entrega do projeto com dados coletados, descrição clara dos passos do processo de pesquisa e criatividade na apresentação. Além disso, os alunos responderam a um questionário pré e pós-teste para avaliar o conhecimento adquirido ao longo do processo. O estudo evidenciou que a metodologia ABP foi eficaz no ensino de histofisiologia animal, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico. O ambiente propício do Campus Vila Velha, com laboratórios e recursos adequados, junto com as peças plastinadas de rim, facilitou o desenvolvimento do projeto e a aplicação da metodologia. Além disso, a metodologia ABP motivou os alunos, que desenvolveram habilidades de pensamento crítico e promoveu uma leitura crítica do mundo através da alfabetização científica.
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Copyright (c) 2024 Robison Pimentel Garcia Júnior, Renderson Albino Silva, Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia, Athelson Stefanon Bittencourt, Carlos Roberto Pires Campos
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