Conteúdo do artigo principal

Resumo

Estudos ambientais mostram que as atividades desenvolvidas pelo homem têm contribuído para um enorme risco à saúde do ecossistema planetário com consequente aumento da temperatura para a Terra. Esta constatação faz crescer a necessidade de conhecimento e divulgação de ecossistemas regionais como a restinga, que no litoral norte do estado do Rio de Janeiro constitui um espaço pouco estudado. Neste sentido, ações de preservação e revitalização naturais são bem-vindas porque estão intimamente atreladas à sustentabilidade. Cientes de que só é possível preservar o que se conhece, o objetivo deste projeto foi o de propor ações de educação ambiental no contato direto com a natureza, utilizando trilha interpretativa. Além disso, buscou-se produzir e divulgar material sobre a interação homem-restinga com o emprego de vocabulário simples, linguagem direta e comunicativa, através de mídias sociais. As metodologias escolhidas para este projeto foram: observação participante empregada para o traçado e exploração da trilha e pesquisa-ação, utilizada para a construção de vídeos e sua publicação nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Como resultados, este projeto realizou ações para auxiliar a integração da sede do Parque Estadual Lagoa do Açu (PELAG) à restinga nativa e a Lagoa do Açu com finalidade de educação ambiental além de propor o desenvolvimento de atividades educacionais desenvolvidas na Trilha da Praia localizada em Farol de São Thomé (RJ).

Detalhes do artigo

Como Citar
Almeida, L. dos S. ., Carvalho, V. M. de ., Nascimento, B. O. C. do ., Manhães, M. da S. ., Júnior, A. P. P., Marques, B. de S. ., & Freire, M. das G. M. . (2022). Preservando o verde: trilha interpretativa em restinga do norte fluminense. Biológicas ∓ aúde, 12(42), 20. https://doi.org/10.25242/8868124220222638