Conteúdo do artigo principal
Resumo
Estudos ambientais mostram que as atividades desenvolvidas pelo homem têm contribuído para um enorme risco à saúde do ecossistema planetário com consequente aumento da temperatura para a Terra. Esta constatação faz crescer a necessidade de conhecimento e divulgação de ecossistemas regionais como a restinga, que no litoral norte do estado do Rio de Janeiro constitui um espaço pouco estudado. Neste sentido, ações de preservação e revitalização naturais são bem-vindas porque estão intimamente atreladas à sustentabilidade. Cientes de que só é possível preservar o que se conhece, o objetivo deste projeto foi o de propor ações de educação ambiental no contato direto com a natureza, utilizando trilha interpretativa. Além disso, buscou-se produzir e divulgar material sobre a interação homem-restinga com o emprego de vocabulário simples, linguagem direta e comunicativa, através de mídias sociais. As metodologias escolhidas para este projeto foram: observação participante empregada para o traçado e exploração da trilha e pesquisa-ação, utilizada para a construção de vídeos e sua publicação nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Como resultados, este projeto realizou ações para auxiliar a integração da sede do Parque Estadual Lagoa do Açu (PELAG) à restinga nativa e a Lagoa do Açu com finalidade de educação ambiental além de propor o desenvolvimento de atividades educacionais desenvolvidas na Trilha da Praia localizada em Farol de São Thomé (RJ).
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.