Conteúdo do artigo principal
Resumo
As restingas do norte fluminense encontram-se ameaçadas pela grande especulação imobiliária e industrial necessitando de atitudes que preservem este ambiente único que, em última instância, é extensão da Mata Atlântica quando se aproxima do mar. Esta constatação faz crescer a necessidade de conhecimento e divulgação desse ecossistema como um todo e principalmente no litoral norte do estado do Rio de Janeiro no qual esta realidade é pouco estudada. O objetivo deste projeto é estudar as espécies vegetais da Trilha Caminhos da Restinga e utilizar as redes sociais digitais para a divulgação dos resultados. Na metodologia será utilizado o método de caminhamento livre na Trilha Caminhos da Restinga na qual os registros das espécies vegetais serão realizados mensalmente entre fevereiro e novembro de 2022, abrangendo o período seco e chuvoso, contemplando as plantas em estádio reprodutivo. As saídas de campo serão registradas e utilizadas para a construção de vídeos com publicação nas redes sociais. Como resultado, espera-se que este projeto auxilie na conscientização do valor da restinga como patrimônio socioambiental. Busca-se ainda verificar a importância das redes digitais na educomunicação como ferramenta de informação e divulgação científica no mundo pós-pandêmico, no qual a realidade virtual tornou-se uma conquista da qual não se pode fugir
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.