Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo de desenvolvimento sustentável 14 da ONU aborda a gestão e proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros a fim de assegurar oceanos saudáveis e produtivos. Os manguezais constituem um ecossistema costeiro severamente impactado pela poluição e descarga de sedimentos, entre outros fatores, colocando em risco sua função ambiental como importante sequestrador e estocador de carbono na biomassa e no solo. Este projeto tem como objetivo propor a recuperação do manguezal no trecho degradado da Lagoa Iquipari, sobretudo em sua porção final, ampliar a oferta de recursos para a fauna silvestre local, proporcionando ambiente para a observação de pássaros bem como para o desenvolvimento de atividades ligadas à educação ambiental. Os propágulos de Rhizophora mangle e Laguncularia racemosa serão coletados na época da frutificação e encaminhados ao viveiro para a produção das mudas em substrato adequado. Estas lá permanecerão até atingirem 60 cm de altura e estarem prontas para serem transferidas para o campo. As atividades de plantio e acompanhamento serão tidas como atividades de educação ambiental e acompanhadas por alunos das escolas da rede pública e particular dos Municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes. As saídas de campo serão registradas e empregadas para a construção de vídeos e figuras com publicação em redes sociais. Como resultado busca-se, ao integrar ações de recuperação de manguezal e educação ambiental, incrementar o nível de conscientização sobre as origens, efeitos imediatos e consequências da degradação ambiental, contribuindo para a mitigação dos danos existentes na problemática ambiental que vivemos hoje.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.