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Resumo

“A Ciência não é do cientista” e muito menos se satisfaz em si mesma. Para o pesquisador, é necessário divulgar os seus achados e compartilhá-los com a comunidade mais ampla, o que enriquece tanto a sociedade quanto a Ciência. Para que isso aconteça, é preciso que o conhecimento científico seja divulgado com o emprego de vocabulário simples, linguagem direta e comunicativa, utilizando-se veículos de comunicação acessíveis à população em geral.  Entretanto, ainda existe certa resistência ao uso das redes sociais como um meio de divulgação de trabalhos científicos. Este projeto visou apoiar a tarefa de divulgação científica, dirigida a diferentes públicos, instigando principalmente, a comunidade acadêmica a conhecer e/ou participar das pesquisas realizadas nos programas de iniciação científica do ISECENSA. A metodologia escolhida para este projeto foi a pesquisa-ação, que apresenta caráter crítico-colaborativa sendo atrativa pelo fato de levar a um resultado específico imediato: a construção de vídeos e sua publicação nas redes sociais visando a divulgação dos projetos de pesquisa ISECENSA 2021/2022. Os resultados mostraram forte engajamento dos alunos e professores com 2.928 inscritos no VI Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento do ISECENSA, oportunizando a apresentação na modalidade de banners (84 resumos) e 38 apresentações orais dos projetos de pesquisa 2020/2021, utilizando a plataforma Google for Education.

Palavras-chave

Redes sociais Comunicação visual Valorização da pesquisa

Detalhes do artigo

Como Citar
Freitas, L. G. de ., Barcelos, C. F. de S. ., Oliveira, J. M. de, Aguiar, D. A. O., & Freire, M. das G. M. (2022). Divulgaçao científica: uso do instagram para o compartilhamento de projetos de pesquisa. Biológicas ∓ aúde, 12(42), 17. https://doi.org/10.25242/8868124220222635