Conteúdo do artigo principal
Resumo
“A Ciência não é do cientista” e muito menos se satisfaz em si mesma. Para o pesquisador, é necessário divulgar os seus achados e compartilhá-los com a comunidade mais ampla, o que enriquece tanto a sociedade quanto a Ciência. Para que isso aconteça, é preciso que o conhecimento científico seja divulgado com o emprego de vocabulário simples, linguagem direta e comunicativa, utilizando-se veículos de comunicação acessíveis à população em geral. Entretanto, ainda existe certa resistência ao uso das redes sociais como um meio de divulgação de trabalhos científicos. Este projeto visou apoiar a tarefa de divulgação científica, dirigida a diferentes públicos, instigando principalmente, a comunidade acadêmica a conhecer e/ou participar das pesquisas realizadas nos programas de iniciação científica do ISECENSA. A metodologia escolhida para este projeto foi a pesquisa-ação, que apresenta caráter crítico-colaborativa sendo atrativa pelo fato de levar a um resultado específico imediato: a construção de vídeos e sua publicação nas redes sociais visando a divulgação dos projetos de pesquisa ISECENSA 2021/2022. Os resultados mostraram forte engajamento dos alunos e professores com 2.928 inscritos no VI Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento do ISECENSA, oportunizando a apresentação na modalidade de banners (84 resumos) e 38 apresentações orais dos projetos de pesquisa 2020/2021, utilizando a plataforma Google for Education.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.