Conteúdo do artigo principal
Resumo
O tabagismo é um fator de risco evitável para câncer, doenças cardiovasculares, respiratórias e DPOC. O uso do tabagismo promove efeitos progressivos sobre a função pulmonar, podendo ter impacto direto sobre a qualidade de vida, mesmo nos estágios iniciais quando ainda não possuem diagnóstico de DPOC. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida entre os indivíduos tabagistas, ex-tabagistas e não tabagistas. Foi realizado um estudo transversal observacional com 54 voluntários, sendo 18 tabagistas, 18 ex-tabagistas e 18 não tabagistas, do sexo masculino, com idade entre 50 e 80 anos. Foram excluídos os voluntários com diagnóstico de DPOC, doenças restritivas, câncer de pulmão, traqueia ou brônquio. A qualidade de vida foi avaliada através do questionário Short Form Health Survey 36 (SF-36). Os tabagistas apresentaram pior qualidade de vida, verificada através dos domínios capacidade funcional, saúde mental e estado geral de saúde em comparação com os ex-tabagistas e não tabagistas. Não houve diferenças entre os ex-tabagistas e não tabagistas. Não houve diferença na carga tabágica comparando os grupos tabagistas e os ex- tabagistas. Podemos concluir que o tabagismo reduz a qualidade de vida, particularmente capacidade funcional, saúde mental e estado geral de saúde. A cessação do tabagismo promove reversibilidade da qualidade de vida.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.